Torre do Tombo



Inaugurado em 1990, o edifício da Torre do Tombo possui uma estrutura arquitectónica imponente que lembra a arquitectura das pirâmides do Egipto, sendo considerado património nacional classificado. Construído de raiz para ser o Arquivo Nacional de Portugal, o edifício tem 7 pisos, dos quais 4 são de depósito. Tem como missão a salvaguarda, conservação, valorização e divulgação do Património Arquivístico Nacional, albergando vários documentos classificados no registo Memória do Mundo da UNESCO (Tratado de Tordesilhas, carta do Achamento do Brasil de Pêro Vaz de Caminha…).

O Arquivo Nacional Torre do Tombo disponibiliza os seguintes serviços: consulta de documentos (ex.: microfilmes e certidões), empréstimo domiciliário, exposições temporárias e visitas guiadas. Pode ser visitado por curiosidade ou para tratar de um assunto bem preciso, por exemplo: pedir certidões, fazer a história da família, conhecer um determinado processo individual da PIDE e investigar sobre um determinado facto histórico.

A biblioteca da Leal da Câmara organiza visitas guiadas à Torre do Tombo em colaboração com a Dra. Maria Trindade Serralheiro do Serviço Educativo da Torre do Tombo e os professores da Escola.
Em Novembro visitaram o Arquivo Nacional as turmas do 12.º T1, H1, E1 e do 10.º T1 com os(as) professores(as) Miguel Montalvão, Maria João Martins, Cristina Pinto e Fernando Marques. Foi com interesse e curiosidade que os alunos e professores conheceram o circuito do documento no Arquivo, contactaram com fontes primárias raras e visitaram a Exposição da República ali presente, disponível ao público até 31 de Janeiro.

Os documentos de apoio à visita de estudo encontram-se AQUI, AQUI e AQUI.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias