Aconteceu
«A biblioteca protege da hostilidade exterior, filtra os ruídos do mundo, atenua o frio que reina em volta, mas confere, igualmente, uma sensação de omnipotência. Porque a biblioteca faz recuar as pobres capacidades humanas: ela é um concentrado de tempo e de espaço. Reúne nas suas prateleiras todos os estratos do passado. Ali estão os séculos que nos precederam.»
BONNET, Jacques, Bibliotecas cheias de fantasmas, Lisboa, Quetzal Editores, 2010
JOÃO AGUIAR, TILA, JOSÉ SARAMAGO E MARIO VARGAS LLOSA ESTIVERAM PRESENTES
A BE /CRE assinalou, no dia 26 de Outubro, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar, falando de bibliotecas, de escritores e de filmes.
Ao longo de todo o dia, em sessões preparadas para o efeito, os alunos puderam perceber a natureza variada dos recursos disponibilizados pela BE / CRE e o papel facilitador e enriquecedor que eles desempenham no seu sucesso escolar e pessoal.
Conscientes da dupla função da BE / CRE como suporte de conhecimento e centro de aprendizagem permanente, os estudantes foram também sensibilizados para a importância que aquela tem na formação de leitores críticos e eficientes, com competência para lerem de maneiras diferentes, em suportes diferentes, aptos a validarem informação e a saber usá-la.
Nesse sentido, os alunos contactaram com textos e imagens em movimento, que realçaram a interrelação existente entre a leitura, a escrita e as Bibliotecas na construção do saber sobre si próprio e o Outro, no amadurecimento pessoal, cultural e afectivo do Ser Humano, “ajudando-o a encontrar as suas próprias palavras” ou “a tornar seu algo que tirou a outro”. (1)
Através das palavras de João Aguiar, da Matilde Rosa Araújo, de José Saramago e da referência ao Nobel da Literatura de 2010, Mario Vargas Llosa, escritores que se notabilizaram, cada à sua maneira, todos possuídos do poder da escrita de quem se dispõe a contar histórias e a seduzir ou a desassossegar com a força evocadora da palavra, foi possível resgatar um pouco do passado, mas também do presente, e dar-lhe vida … através da (re) leitura.
Tudo isto graças à BE / CRE.
professora Teresa Lucas
______________________________________
Comentários
Enviar um comentário