Durante esta primeira semana de aulas do 2.º período, todos os alunos da escola viveram uma experiência única, enquadrada na Estratégia de Educação para a Cidadania: um workshop de televisão dinamizado por profissionais da área do jornalismo.
Respondendo a um desafio da Associação Unidos pela Televisão, a sala C6 foi transformada num estúdio de televisão, por onde, de segunda a sexta-feira, passaram praticamente todas as turmas da escola, num workshop de 90 minutos, totalizando 23 sessões e 46 turmas. O workshop, concebido e dinamizado por três elementos da Associação, começa com uma viagem pela história da televisão em Portugal, desde as primeiras emissões regulares da RTP em março de 1957 até à atualidade. De seguida são explicados aos alunos os diferentes tipos de conteúdos televisivos e apresentados os vários profissionais que trabalham em televisão.
A seguir, inicia-se a parte prática, na qual os alunos são desafiados a produzir ao vivo um programa de televisão, desempenhando diferentes funções, desde operador de câmara, assistente de câmara, produtor, realizador, assistente de realizador, pivot, jornalista, etc.
O workshop despertou enorme entusiasmo em todos os alunos e talvez tenha contribuído para a descoberta de algumas vocações, dada a qualidade dos trabalhos realizados.
Agradecemos a energia, o empenho e o profissionalismo dos jovens membros da Associação Unidos pela Televisão, que deram ao longo da semana um contributo significativo para a educação para os média na nossa escola e para o projeto educativo do AELC.
Comentários
Enviar um comentário