segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Livro da semana: «Ética para Um Jovem»


Título:
ÉTICA PARA UM JOVEM
Autor:
Fernando Savater
N.º de págs.
126
Sinopse:












                          A vida é-nos dada sem receita e sem manual de instruções.
Savater

Partindo de uma questão fundamental que atravessa toda a sua obra de filósofo e escritor, a inadiável urgência de agir e de tomar decisões em liberdade, o autor desenvolve neste livro um magistral conjunto de reflexões que podem ser também reconhecidas como um estimulante percurso filosófico iniciático, dirigido a um público adolescente.
Recusando a ideia de que esteja a escrever um manual de bons conselhos, ou um repositório acabado de regras para bem viver, o autor recorre a exemplos do quotidiano como se apenas se tratasse de uma oportuna conversa entre um pai e um filho (o seu próprio), acerca da complexidade do que costumamos chamar «as perguntas da vida» (título de outra obra sua). Com efeito, o tom vivo e bem- humorado e a linguagem acessível que sustentam a discussão de problemas tão complexos e objeto da Ética desde que o homem se reconhece como o único ser que não podendo escolher o que lhe acontece, pode decidir o que fazer em face disso, fazem deste texto uma referência incontornável.
Quase trinta anos depois de ter sido publicado, traduzido em inúmeros países e sempre bem recebido em renovadas edições, tornou-se uma leitura Indispensável a jovens e a adultos, a alunos e a professores. A todos os que acreditam que «viver não é uma ciência exata e teremos de pensar por nós próprios» sempre que nos deparamos com um novo desafio ou dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário