Avançar para o conteúdo principal

Tributo




«… a amizade é um serviço»
 Sándor Márai, As Velas Ardem Até ao Fim, 22ª edição. Publicações Dom Quixote. Julho de 2010, p.82  

À Mariana Carvalho, finalista da 10ª edição do Concurso Nacional de Leitura e vencedora do 2º Prémio, a nível nacional, do Concurso de escrita literária LER COMO QUEM JOGA - ESCREVER COMO QUEM PINTA - escrita do desassossego. 

Um tributo à amizade que a Mariana dedicou aos livros, estabelecendo, através da sua escrita, elos e relações de sentido que a distinguiram e que fortaleceram laços pessoais que perduram no tempo.

Celebrar a amizade… o amor… Para os amantes de livros, como a Mariana, nada mais adequado do que um encontro de leitores em torno de um livro centrado na amizade e nos compromissos que esta impõe àqueles que se consideram amigos. Assim, no passado dia 7 de outubro, depois da apresentação do livro As Velas Ardem Até ao Fim, do autor Sándor Márai, feita pela professora Manuela Martins, alunos e professores, desafiados e provocados pela professora Teresa Lucas, partilharam leituras e debateram excertos selecionados daquele livro, para através da partilha e da reflexão pessoal, «lançar a luz» sobre o sentido da amizade e a forma como esta é encarada pela sociedade, ao nível das interações pessoais e sociais instituídas. Deste modo, a leitura proporcionou a criação de sentidos significativos que «deram à luz», na aceção socrática do termo, diferentes formas de entender a vivência da amizade de uma forma responsável, preocupando-se com o Outro, sem o trair nem negligenciar os compromissos assumidos perante ele. Foi, sem dúvida, para alguns dos intervenientes, uma experiência enriquecedora e motivadora perceber o poder transformador e criador que a leitura pode assumir, dependendo da sensibilidade, da criatividade e da disponibilidade mental de cada um para se despojar das suas convicções inabaláveis e deixar-se contagiar pela magia do livro. Ler ajuda a equacionar soluções, a resolver conflitos e abre portas a um mundo onde a ideia de Utopia e o desejo de um mundo perfeito acalentam a esperança na mudança. Os professores dinamizadores desta atividade pretenderam, deste modo, mostrar que a relação com o livro também é feita de afetos e com afeto, como a Mariana tão bem soube demonstrar, durante a sua permanência na Leal, através da sua disponibilidade para se envolver em projetos de escrita e de leitura, sem outra ambição que não fosse o prazer e as experiências de vida que deles pudesse retirar. A escrita e a leitura constituíram no seu percurso pontos de confluência em torno do livro, ajudando a criar associações de sentido que traduzem a sua maturidade e enriquecimento cultural.

Parabéns, Mariana! Foi muito bom poder contigo e ver-te crescer! Muito obrigada por teres vestido a camisola da Leal, ajudando a elevar o seu nome até onde ninguém o tinha ainda feito na área das Humanidades. 

Se estás interessado(a) em seguir o exemplo da Mariana e experimentar o prazer da leitura, vem fazer parte da nossa Comunidade de Leitores e participar nas várias atividades/concursos dinamizados pelo Plano Nacional de Leitura em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. Contacta a Biblioteca para mais informações. 

professora Teresa Lucas


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1