Steve Jobs (2)
É volumosa a biografia de Steve Jobs, o emblemático homem forte da Apple, génio da informática e das novas tecnologias falecido no mês passado. E a sua figura é de tal modo reconhecível - sinónimo de inteligência, criatividade e trabalho - que a capa da biografia autorizada relega para segundo plano o autor e o título para dar todo o destaque ao seu rosto e, na contracapa, à sua invenção: o universo da Macintosh.
Ao longo de 40 capítulos e quase 700 páginas, Walter Isaacson, ex-presidente da CNN e ex-diretor editorial da revista Time, passa em revista os grandes momentos da sua vida, com particular ênfase para o início da Apple, o seu posterior afastamento e regresso, e os projetos que tinha em mãos quando morreu. É um trabalho que resulta de dezenas de entrevistas ao mítico líder da Apple, aos amigos, familares, colegas e até adversários, como se esclarece numa nota editorial.
No fim, Isaacson conclui: "A personalidade de Steve Jobs refletia-se em todos os produtos que criava. A filosofia da Apple, desde o Macintosh em 1984 ao iPad uma geração depois, assentava na integração extremo-a-extremo do hardware e software". E acrescenta: "o mesmo se passava com o próprio Steve Jobs: a sua personalidade, as suas paixões, o seu perfeccionismo, os seus demónios, (...) e a sua obsessão pelo controlo estavam interligados na sua abordagem aos negócios e aos produtos inovadores que desenvolveu."
in, Jornal de Letras, 30/11/11
A biografia Steve Jobs, de Walter Isaacson, está disponível na biblioteca.´
Steve Jobs dizia: "Be mad, be folish!"
ResponderEliminarSejam criativos, imaginativos, tentem encontrar nas dificuldades emergentes possibilidades!
A necessidade aguça o engenho! Importa que se seja inspirado, optimista e empreendedor.
Steve Jobs é uma inspiração!