Dia do Mar



Dia Nacional do Mar – 16 de novembro

“Uma língua é um lugar donde se vê o mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir.
Da minha língua vê-se o mar.” 
                                                                                                               Vergílio Ferreira

Foi no dia 19 de novembro, pelas 10 horas que a Escola Secundária de Leal da Câmara marcou presença na loja Pingo Doce do Fórum Sintra para dizer poemas de escritores portugueses alusivos ao mar.

Num cenário construído em redor de uma pequena embarcação, depositada sobre redes de emalhar, areia, conchas e búzios e no qual se podiam observar instrumentos de pesca artesanal, como os alcatruzes para a pesca do polvo e os covos para a captura do safio, da enguia e da lagosta, os alunos do grupo de teatro da Escola criavam cenas do quotidiano daqueles que encontram no mar o seu sustento. Fazendo acompanhar o grito de expressões como “Olhem! Há peixe!”, “Vamos! Força! Puxem a rede!”, dos gestos de quem puxa as redes lançadas ao mar, os alunos dispunham-se configurando a própria embarcação que lhes servia de cenário. Neste quadro ouviam-se excertos da Canção do Mar de Mariza.

Após esta cena de abertura, os alunos assumiram as figuras do pescador, da varina transportando canastras de vime sobre rodilhas depositadas na cabeça e de seres criados pela fantasia, como as sereias e os tritões. Disseram então poemas de escritores como Sophia de Mello Breyner Andresen, Almeida Garrett, Eugénio de Andrade, Matilde Rosa Araújo e Luísa Ducla Soares.

A sessão terminou com os alunos em interação com o público, designadamente as crianças que olhavam com surpresa e maravilha toda a representação.

Estes momentos mágicos feitos a pensar naqueles que visitam a loja Pingo Doce no Fórum Sintra foram preparados com a colaboração da D. Helena Moreira e receberam o apoio do Eng. João Neves, diretor da loja. A Escola Secundária de Leal da Câmara quer deixar-lhes aqui uma palavra de especial agradecimento. Um sincero obrigada também ao pescador do mercado da Ericeira que emprestou os instrumentos de pesca artesanal que configuraram este especial Dia do Mar.
Bem hajam!

professora Liliana Silva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias