Gonçalo Cadilhe



"Viajar para escrever ou escrever para viajar?"
Eis o dilema que  Gonçalo Cadilhe esperava resolver quando iniciou a volta ao mundo por terra  e mar descrita neste livro. A resposta a esta dúvida foi-se construindo à medida que três oceanos, quatro continentes e trinta e oito países ficavam para trás.

E a resposta é: "escrever e viajar, ao mesmo tempo". Planisfério Pessoal recolhe as crónicas semanais que Gonçalo Cadilhe foi escrevendo e publicando no jornal Expresso ao longo de dezanove meses, enquanto viajava à volta do  mundo sem recorrer a transporte aéreo.

No entanto, o resultado final não é uma simples colecção de experiências de viagem. Para lá de todas as peripécias do itinerário ou do contacto com sociedades exóticas, o viajante aborda questões tão diversificadas como a distorção das práticas de cooperação internacional, a indiferença cívica e activista dos portugueses ou a dívida histórica do capitalismo em relação à América Latina.

Planisfério Pessoal é ao mesmo tempo profundo mas divertido, informado mas despretensioso, crítico mas optimista, confessional mas reservado.
E, fundamentalmente, um convite à viagem, à partilha da viagem e, de um modo geral, a desfrutar da vida de uma forma intensa e deslumbrada.

in, Planisfério Pessoal


O livro está disponível na biblioteca.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias