Palavras do mundo



Ao contrário da linguagem falada, a leitura não constitui um processo natural e espontâneo. Quando o bebé nasce, sabemos antecipadamente que vai falar; pelo contrário, não sabemos se algum dia vai ler e, muito menos, ser um bom leitor. Nessa medida, a leitura requer aprendizagem e incentivo constantes.

A Semana da Leitura promovida pela biblioteca reúne um conjunto de actividades que têm por objectivo celebrar a leitura e o livro.

Palavras do Mundo constitui uma iniciativa na qual alunos da Escola, das mais diversas proveniências – Cabo-Verde, Angola, Guiné, Polónia, México, Rússia… - vieram dizer palavras na sua língua materna, dando-nos a conhecer a geografia, a história e a cultura do próprio país de origem. Tomando contacto com outras línguas, formas de escrita e musicalidades, os alunos e os professores que participaram nas três sessões (manhã, tarde e noite) puderam confrontar-se com outras culturas, enriquecer e ampliar os seus pensamentos e experiências e comover-se diante textos que enaltecem o que há de mais belo em outras terras cuja distância provoca dor e nostalgia a quem delas fala.

Uma feliz iniciativa à qual a biblioteca tenciona voltar no próximo ano.


Comentários

  1. Infelizmente, eu não estive lá, no lugar onde as Palavras do Mundo se tornaram mágicas e transportaram os que as ouviam para outros mundos que, gentilmente, os nossos alunos e alunas partilharam, com a mesma naturalidade com que se partilham sorrisos. Uma verdadeira dádiva, na opinião de quem teve a felicidade de estar lá!Que bom fazer parte de um lugar assim! Parabéns a todos! Manuela Martins

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias