Concurso Nacional de Jornais Escolares





Prémio Ciência

Às vezes é preciso acreditar, acreditar em nós enquanto escola, acreditar nos nossos alunos enquanto estudantes com vontade de apreender, acreditar que enquanto professores pudemos contribuir para uma mudança de atitude.

E foi com essa vontade de acreditar que, as aulas da área de projecto do 12 C3 do ano lectivo 2009/2010 se desenvolveram num contexto de querer trabalhar a ciência de uma forma inovadora.

A professora Regina Leitão no final do ano lectivo, convidou a turma a participar num projecto promovido pelo jornal Público, onde se pretendia que os alunos fizessem uma reportagem sobre ciência. Apesar do estado de esgotamento em que os alunos se encontravam, fizeram a reportagem.
A reportagem tinha que ser em Ciência, de modo que seleccionaram um dos trabalhos e compuseram um filme como uma reportagem.

O título da reportagem é “ A sobre rodas da Leal”, e corresponde a um projecto que teve por objectivo construir uma bicicleta que conseguisse converter a energia muscular em energia eléctrica, contribuindo para o consumo energético interno de uma casa. Todo o processo, desde a teoria subjacente à física aqui envolvida, até à escolha dos materiais a utilizar, pois neste trabalho a reciclagem era fundamental, foi conseguido.

O trabalho científico foi realizado pelos alunos: Sara Mestre, Maximilian Grasberger, André Fernandes, Rogério Gomes e Gil Reis. A locutora da reportagem e responsável pelos textos foi a Eloisa Pina, a montagem final ficou a cargo da Eloisa e da Sara, o realizador foi o Bruno Pereira.

Foi portanto um trabalho em ciência, em comunicação, em técnicas de informática, de cooperação; enfim um trabalho muito completo, pois envolveu várias competências. Para além disso foi também necessário colocar na página da escola e ficar online em tempo recorde, o que só foi possível com a ajuda de um ex aluno, o Ricardo Leitão.

Foi com enorme prazer que recebemos a notícia de que o trabalho tinha ganho o 1º prémio do Concurso a Nível Nacional.

Dia 23 de Março, lá fomos nós a Braga receber o prémio. Foi um dia em cheio, e cheio de sensações boas, foi gratificante ver o ar de satisfação e alegria com que os dos nossos ex alunos subiram ao palco, e ouvir as palavras de agradecimento que tiveram para com a escola e os seus professores.

Este prémio é de certa forma o reconhecimento do trabalho excelente que a nossa escola tem feito, não é só o trabalho destes alunos, é um esforço conjunto que eu gostava de salientar. Só se faz um bom trabalho quando existem condições para o fazer, diria antes, quando as pessoas que nos rodeiam nos dão apoio e têm confiança em nós.

Foi isto que senti, senti um apoio incondicional dos alunos, um apoio da direcção, e colegas que acreditam no meu trabalho.

professora Maria Manuel Marques da Costa

Prémios e menções honrosas do Concurso Nacional de Jornais Escolares, aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias