Exposição de Matemática
No nosso mundo, vivemos rodeados de formas que evoluem no TEMPO.
Decorre entre 14 de Janeiro e 9 de Fevereiro, no átrio do primeiro andar do pavilhão central, continuando nas instalações do CRE -BE, a exposição de matemática,“Viver no Espaço e no Tempo”.
Nesta exposição, a percepção que temos do ESPAÇO e das formas que nele observamos são equacionadas nas suas dimensões reais ou virtuais e noutras mais escondidas.
Composta por vários módulos, pretende ser um espaço aberto de conhecimento, observação e interrogação, onde o visitante é convidado em alguns domínios a participar em actividades propostas.
A título de exemplo, temos o módulo de “Espaço Virtual”, onde se exploram de várias formas, a noção de simetria e a lei da reflexão, estudando o caleidoscópio bidimensional e o caleidoscópio tridimensional. É ainda focada a construção do periscópio e a sua utilidade em outros tempos para obter imagens que estavam fora do ângulo de visão.
Registe-se também, o módulo de “Dimensões Escondidas”, onde é realizado um pequeno percurso pelas ideias, imagens e sensações que não existem na realidade, mas que são captadas pelo nosso cérebro, erradamente. Iniciando nos efeitos ópticos e passando pelos estereogramas, termina-se da melhor forma com o efeito de Moiré. Abordam-se ainda as dimensões fraccionárias com os fractais.
Agradecemos ao centro de recursos do ensino experimental das ciências, “Ciêncializar”, que promove a cultura científica e a descoberta da ciência pela experiência e pela tecnologia, a oportunidade que nos deu em presentear os alunos da Leal da Câmara, com esta exposição.
professora Susana Tenreiro
Comentários
Enviar um comentário