Fantasia Lusitana
Foi adquirido pelo CRE o documentário Fantasia Lusitana, do realizador João Canijo.
Este documentário, na sua essência, explora a relação dos portugueses com os estrangeiros refugiados da segunda guerra mundial e a forma como a sua estadia em Portugal influenciou (ou não) o olhar português sobre esse conflito e se essa passagem deixou (ou não) a sua marca cultural no nosso país.
É uma visão de um determinado período da história de Portugal do século XX, construída totalmente a partir de imagens de arquivo, de jornais de actualidades da época e da leitura de testemunhos, em que é bem perceptível toda a propaganda do salazarismo: Portugal é apresentado como um paraíso de paz e harmonia, numa altura em que grande parte da Europa sofria com a guerra, totalmente alheio a este conflito que só dizia respeito aos outros.
“Tudo pela Nação”, proclama-se o orgulho numa pátria com 800 anos de história e onde Salazar e Carmona discursam e assistem à marcha da Mocidade Portuguesa. Exibe-se a Exposição do Mundo Português e apresentam-se “os indígenas vindos dos quatro cantos do império”. E, claro, há também fado, folclore e religião – tudo está bem neste “cantinho à beira mar plantado”.
Para ver com um olhar crítico!
professora Lucília Oliveira
Comentários
Enviar um comentário