25 de Novembro
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.
A violência doméstica contra as mulheres abarca vítimas de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos. As vítimas de violência doméstica em Portugal podem recorrer à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que além de prestar apoio às vítimas, organiza eventos especiais neste dia.
A propósito deste dia, está patente na reitoria da Universidade Nova de Lisboa (Campolide) a exposição “Nem mais um dia normal” . A exposição simula um percurso com vários tipos de assédio num “dia normal” de uma mulher. Esta mostra, que resulta de uma campanha de sensibilização desenvolvida pela APAV em parceria com a agência criativa Carmen / YoungNetwork, poderá ser visitada até ao dia 10 de dezembro.
Em complemento à exposição, no dia 26 de novembro, às 16h30, será promovida uma mesa redonda sobre assédio e violência contra a mulher; a iniciativa conta com a participação de Daniel Cotrim (APAV), Dalila Cerejo (Observatório Nacional de Violência e Género) e Ana Ribeiro (Gabinete de Igualdade e Inclusão – NOVA)
Comentários
Enviar um comentário