Cinema na escola - Rebentos 2024 - Mostra Internacional de Cinema Emergente
A nossa escola voltou a receber, na passada terça-feira, mais uma edição do Rebentos – Mostra Internacional de Cinema Emergente, organizada pela Associação Claraboia.
Desta vez, tratou-se de uma sessão inteiramente dedicada à ficção e à reflexão sobre o crescimento, com três curtas-metragens de três jovens realizadores. Os filmes exibidos foram:
Num estacionamento desolado à beira-mar, três jovens surfistas tiram um fato e vestem outro enquanto cumprem os rituais do seu crescimento.
AGORA FRENESIM, de Laura Andrade (2023 | 19’)
Todos os dias Vera observa pessoas que observam quadros. Trabalha num museu e passa despercebida aos olhos dos que a rodeiam. Numa quarta-feira aparentemente normal, duas raparigas fazem um protesto pelo clima. O gesto desperta em Vera um fascínio que a impele a agir sobre a sua invisibilidade.
MISTIDA, de Falcão Nhaga (2022 | 30’)
Uma mãe imigrante, aflita das costas, liga ao filho para que ele a ajude a carregar os sacos de compras para casa. Durante o percurso, os dois conversam sobre o futuro através do passado, numa revinda às suas amarguras e alegrias.
_____________
No final da exibição, os alunos puderam conversar com os realizadores sobre o processo de produção dos seus filmes e as características da linguagem cinematográfica, com a curiosidade de Falcão Nhaga ter sido aluno da nossa escola, onde descobriu a sua vocação para o cinema.
Agradecemos mais uma vez à associação Claraboia a oportunidade de dar a conhecer aos nossos alunos a importância do cinema como uma das formas de expressão artística mais ricas e fascinantes.
Comentários
Enviar um comentário