Banco Mundial de Sementes de Svalbard

O Svalbard Global Seed Vault é uma enorme estrutura de betão construída 100 metros dentro de uma montanha coberta de gelo permanente, com o objetivo de guardar sementes de plantas de todo o mundo. 

 

Foi construída em 2008 na ilha de Spitsbergen, no arquipélago norueguês de Svalbard. Estas ilhas foram escolhidas porque são bastante isoladas, mas facilmente alcançáveis com um voo regular. Neste local existem condições climáticas ideais para a conservação das sementes durante um longo período. Além disso, a Noruega é um país politicamente estável, razoavelmente abrigado de guerras e revoltas. 

 

A diversidade genética das plantas pode ser ameaçada pela guerra, por catástrofes naturais ou simplesmente devido à falta de fundos, especialmente nos países mais pobres. Esta diversidade, que é um dos recursos mais preciosos da Terra, poderia perder-se para sempre. 

 

Mais de um milhão de espécies e variedades de sementes importantes para a nutrição humana e animal são armazenadas em prateleiras dispostas ao longo de grandes pavilhões. Vêm de todo o mundo e são armazenados em sacos contendo cada um algumas centenas de exemplares da mesma espécie. São mantidos a uma temperatura constante de -18°C.

A capacidade das sementes de dar vida a uma nova planta não será ilimitada, mas variará, dependendo da espécie, de um mínimo de 30-40 anos a um máximo de alguns séculos. 

 

Cada país do mundo pode enviar as suas próprias sementes e manter-se proprietário delas, podendo recorrer à sua recolha caso os bancos de sementes no seu território tenham sido destruídos. 

 

Para saberes mais vê o vídeo :



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias