Avançar para o conteúdo principal

National Geographic (5)



Em julho de 1971, quando o astronauta David R. Scott, comandante da missão Apollo 15, se encontrava sobre a superfície lunar, realizou uma experiência simples mas de enorme transcendência histórica: pegou num martelo e numa pena e deixou-os cair simultaneamente da mesma altura.
Como resultado, já antecipado, os dois objetos cairam no solo ao mesmo tempo. O episódio foi documentado por uma gravação disponibilizada à televisão norte-americana.
Após a experiência, David Scott concluiu com satisfação; «Galileu tinha razão».
[...]
Para muitos, ele foi o primeiro cientista no sentido moderno da palavra.
O próprio Albert Einstein atribui-lhe esse estatuto de exceção quando assegurou: "Todo o conhecimento sobre a realidade nasce e acaba com a experiência. Ao entendê-la deste modo, [...] Galileu tounou-se o pai da física moderna; na realidade, é-o de toda a ciência moderna».
Houve precedentes, naturalmente.
Arquimedes ainda brilha com uma luz muito especial e o próprio Galileu considerava-o um mestre. O cientista italiano aproveitou os seus pensamentos para conjugar a matemática com a observação e a experimentação, como ninguém o tinha feito até então.
Desta forma, proporcionou a metodologia que seria replicada incessantemente e cuja essência ele soube captar numa célebre metáfora: «A filosofia está escrita nesse enorme livro que temos aberto perante os olhos, isto é, o universo, mas que não se pode entender se antes não se aprender a linguagem e não se conhecerem os caracteres com que está escrita. E essa escrita é a linguagem matemática».
O método galileano "obrigava" a natureza a procurar respostas claras para as interrogações colocadas, sem necessidade de recurso a questões filosóficas sobre as causas a respeito das quais nada se podia saber. Conseguiu portanto estabelecer com a natureza um diálogo fecundo que a humanidade sempre desejara.
[...]
Galileu foi o cientista que lançou os alicerces para que fosse possível ter uma noção mais pormenorizada dos céus e do espaço que nos rodeia. Cabe-lhe certamente uma fatia de mérito pelo festim de conhecimento que caracteriza a nossa época.

Ibidem, págs 14/19.



A edição especial de janeiro  da National Geographic, Galileu, O Método Científico - A natureza escreve-se com fórmulas, está disponível na biblioteca.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1