Avançar para o conteúdo principal

LEFFEST (2)



UM FESTIVAL QUE REFLETE O QUE O CINEMA TEM DE MELHOR:
A DIVERSIDADE DE PERSPETIVAS

Começa hoje a  9ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival que exibe uma programação verdadeiramente surpreendente, empolgante e desafiadora, quer pela quantidade de filmes e eventos que propõe, quer pela qualidade das obras selecionadas e reconhecido mérito dos seus criadores.

De facto, o primeiro desafio que vamos ter de ultrapassar, diante da diversidade de perspetivas que se abrem à nossa liberdade de escolha, é o de traçar a rota cinematográfica que queremos percorrer ao longo destes 10 dias.

Para agilizar o processo, ou não, deixamos aqui algumas sugestões:
Sessão de abertura, dia 6 de novembro, no Cinema Medeia Monumental, sala 4, em Lisboa, às 19.30, exibição do filme Minha Mãe (2015) na presença do consagrado realizador italiano Nanni Moretti que assume, como é habitual, a sua dupla vertente criativa de realizador-ator.

Homenagem a Wim Wenders (realizador alemão, 1945). Exibição de 6 filmes, dos quais destacamos o incontornável Der Himmel Uber Berlin ( As asas do desejo), dia 8 de novembro, às 15.30, no Cinema Medeia  Monumental, sala 4, em Lisboa, com a presença do realizador e do ator Bruno Ganz – imperdível!

Homenagem a Luís Miguel Cintra (encenador e ator português, 1949). Exibição de 20 filmes que contam com o talento do ator e que marcam de forma indelével a história do cinema português.

Retrospetiva de Jonathan Demme (realizador norte americano, 1944), mundialmente conhecido por filmes como O silêncio dos Inocentes ou Filadélfia. Exibição de 19 filmes, entre os quais um documentário que acompanha a atuação do músico canadiano Neil Young, Heart of Gold, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, dia 10 de novembro, às 21h, com a presença do referido realizador.

Retrospetiva de Barbet Schroeder (Teerão, Irão, 1941). Exibição de 16 filmes, dos quais 5 documentários muito interessantes pelas controversas questões e figuras que levantam e analisam.

Programa Hans-Jurgen Syberberg (cineasta alemão, 1935), com especial destaque para Faustos, no Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa, dia 14 de novembro, às 16.30. Uma boa oportunidade para dialogar com uma das mais emblemáticas obras literárias de Goethe, através do olhar do cineasta que a interpreta sob várias perspetivas e que estará presente nesta sessão especial.

Soirées Tarkovsky (cineasta russo, 1932-1986) com filmes, leituras e concertos em torno do inquieto e inquietante universo “tarkovskyano”.

Seleção Oficial, com 13 filmes em competição. Destacamos o filme de João Salaviza, Montanha, dia 8 de novembro,  às 18.45,  no Cinema Medeia Monumental, em Lisboa, sala 4, com a presença do realizador e elenco.

Seleção oficial, com 11 filmes fora de competição. Destacamos o filme de Pablo Trapero, El Clan (O Clã, Leão de Prata em Veneza para melhor realizador), dia 11 de novembro,  às 22h,  no Cinema Medeia Monumental, em Lisboa, sala 4. A história verídica do clã Puccio, uma família criminosa argentina, liderada por Arquímedes Puccio, que se tornou célebre nos anos 80, devido ao seu envolvimento em raptos e assassinatos de várias pessoas em Buenos Aires.

Simpósio Internacional Bigger than Life, no Centro Cultural de Belém, entre 13 e 15 de novembro, à volta da mesa com convidados de reconhecido mérito académico e criativo, acompanhados pelo curador do simpósio, o filósofo José Gil.

Entre tantas outras propostas como A arte de amar de Jean Douchet (cineasta francês, 1029); Retrospectiva Austin, Texas: o novo pólo americano; David Gordon Green Integral (realizador Texano); Descobrir Nabil Ayouch (realizador marroquino, 1969); Descobrir Sara Driver (realizadora norte americana, 1955); Descobrir Martin Rejtman (escritor e realizador argentino, 1961); Promessas (Louis Garrel, Patrícia Sequeira e Gabriel Ripstein) , entre muitos outros eventos, conversas, masterclasses e leituras.

Consulte a página oficial do evento, Aqui.

professora Manuela Martins

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1