Avançar para o conteúdo principal

José Luís Peixoto (3)


            
´"É importante encontrar os livros certos" JLP



Não é possível conceber a Literatura enquanto arte desligada da realidade, seja esta real/histórica ou ficcional. 
Se considerarmos a Literatura como a arte da palavra e pensarmos que a palavra reenvia sempre para um     referente específico, facilmente se percebe que a Literatura não pode refletir e/ou escrever sobre o vazio. Por outro lado, também não há literatura sem leitor.  Dito de  outro modo, não  existe uma obra  literária  válida  por si só. O seu valor é condicionado por estratégias de leitura e interpretações diferenciadas de comunidades de leitores que a consideram arte ou não de acordo com os seus interesses e expectativas ou com a maior ou menor proximidade daquela aos grupos influentes do poder.

Desta simples constatação decorre a ideia de que a Literatura pode ser entendida como arte em interação em que o escritor é também leitor, porque reflete sobre a realidade circundante, para a partilhar com os seus leitores, renovando, através da palavra, experiências que integram a vida vivida. 

Neste processo de leitura, partilhado pelo escritor e pelo leitor, o domínio da palavra é importante e constitui um incentivo ao pensamento e à tomada de decisões. As palavras preparam para pensar e viver; despertam no ser humano qualidades que o incentivam a viver, tornando-o mais sensível, com mais qualidade de vida, não só para sentir as vivências, mas também para pensar e refletir; para criticar o preconceito, o cliché, o «kitsch»  e, deste modo, afirmar e fundamentar as escolhas pessoais.

Com base no acima exposto, é possível afirmar que a obra literária proporciona uma reflexão sobre a realidade, que conduz necessariamente à questionação e problematização do real, ao mesmo tempo que possibilita o (auto) conhecimento em contínua evolução. Nesta medida, escrever é olhar e querer conhecer o outro, para partilhar vivências com convicção, com a consciência de que não se está só, mas ligado por um sentimento de pertença a alguma coisa que já existe e que pode ser reinventada pelo poder da palavra escrita. Da mesma maneira, ler proporciona o encontro do sujeito leitor com essas vivências num processo de crescimento e de valorização pessoal, que conduz à mudança interior, com a certeza de que tudo está em contínua renovação.

Em síntese, a Literatura pode ser considerada um fator de mudança individual que apela, por isso, à importância da escolha das leituras que norteiam a vida. Ler é uma preparação para a vida.

Saibamos, assim, escolher os livros da nossa vida!


professora Teresa Lucas

____________________________________


Seguiu-se ao Encontro com o Escritor uma venda de livros de José Luís Peixoto na qual foram apurados quase 500 euros com 20% de desconto sobre o preço de venda ao público. Imagino que este deva ter sido um recorde de vendas nacional em encontros deste género em que o livro é adquirido numa escola espontaneamente por parte do leitor, sendo que este é um jovem. O número é tanto mais impressionante quanto durante toda a semana já se tinham vendido na biblioteca um número muito significativo de livros. Claro que a fila para a aquisição e   autógrafo de livros foi longa e  a maior parte dos títulos esgotaram-se.

Num mundo superficial e aparente em que vivemos toca-me particularmente esta situação em que um escritor é tomado, por parte dos nossos adolescentes, como  ídolo a venerar.

professora Liliana Silva.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1