Sónia Louro
Fernando Pessoa, o «náufrago das suas próprias memória», é resgatado nesta biografia subjetiva por uma escritora que o quer reter no nosso lado, do lado dos vivos, com toda a força do romamce.
Sinto que todos nós, leitores, gostávamos de ter escrito esta obra. Sónia Louro escreveu-a por nós e dilatou assim, ainda mais, o Sonho Pessoa, esse sonho que hoje, dentro ou fora de Portugal, sonhamos acordados.
Jeronimo Pizarro
Este é o romance de Fernando Pessoa, o poeta que foi muitos poetas. Órfão de pai aos cinco anos, cedo perde a atenção da mãe quando volta a casar. Forçado a partir para a distante África do Sul, onde o nascimento de irmãos o isolam ainda mais, refugia-se em si mesmo e aí cria novos mundos.
No fim da adolescência regressa a Lisboa, na vã tentativa de resgatar os poucos momentos da vida em que fora feliz. Aí conhece personalidades do mundo das artes e da literatura, como Almada Negreiros, Mário de Sá-Carneiro ou Adolfo Casais Monteiro. É um dos fundadores da Orpheu, uma revista artística que foi recebida com escândalo pela crítica. Correspondente comercial, inventor, tradutor, editor, publicitário e astrólogo, Fernando Pessoa procurou várias formas de ganhar a vida. E até o amor lhe bateu à porta quando conheceu Ophélia Queiroz.
Fernando Pessoa, O Romance é uma obra magnífica, fruto de uma pesquisa meticulosa, e uma verdadeira homenagem ao poeta. Um poeta que Sónia Louro consegue dissecar, desvendando os seus segredos, medos, sonhos e humanidade.
Entrevista da Editora Saída de Emergência à autora: aqui.
O livro está disponível na biblioteca.
Cota: 821.134.3 LOU
Entrevista da Editora Saída de Emergência à autora: aqui.
O livro está disponível na biblioteca.
Cota: 821.134.3 LOU
Comentários
Enviar um comentário