Avançar para o conteúdo principal

Ilustração Manga e Cultura Pop Japonesa





I Festival de Ilustração Manga e Cultura Pop Japonesa 
- O Mundo Mora Aqui -

Na sequência do Acordo de Cooperação que a Rede de Bibliotecas Escolares celebrou com a NCreatures em fevereiro de 2014, realizou-se, dia 13 de junho, na Escola Secundária Leal da Câmara, o I Festival de Ilustração Manga e Cultura Pop Japonesa de Sintra. Tratou-se de uma iniciativa que associou a ilustração manga à aprendizagem da língua japonesa e à construção de maquetas de mechas.

A sessão sobre ilustração dinamizada por Ricardo Andrade, em colaboração com a ilustradora Irís Loureiro, descreveu o processo de escrita e desenho manga tomando como base a história e a cultura do Japão, país no qual esta forma de contar histórias teve origem. O manga constitui um desenho em quadradinhos, de traço simplificado e com figuras cujas emoções são expressas principalmente através dos olhos grandes (redondos ou rasgados) e brilhantes. A última parte da sessão foi dedicada a desenhar: partindo de uma oval todos desenhamos um rosto ensaiando as técnicas que durante a sessão – 3 horas! - foram sendo explicadas e exemplificadas juntamente com orientações sobre anatomia e física.

A aula livre de iniciação à língua japonesa foi dada pela professora Hisako da Escola de Línguas, Artes e Cultura LanguageCraft que, começando por mostrar as semelhanças entre a cultura japonesa e a portuguesa, expressa em palavras como pan (pão), koppu (copo), tabako (tabaco), kappa (capa), esu (Jesus) e muitas outras, acabou por ensinar algumas palavras japonesas do dia-a-dia, como Ohayoo (bom-dia), Sayoonara (adeus), Arigatoo (obrigado) e Hajimemashite (como está). Desta forma, aprender japonês não pareceu assim tão difícil como se esperaria. A sessão terminou com a professora a escrever o nome de todos aqueles que participaram na sessão.

O AstrayGamer, cujo principal mentor é Ricardo Silva, expôs um conjunto de magníficos modelos construídos pelo grupo e explicou o processo da sua construção utilizando um conjunto de instrumentos e de recursos apropriados a este passatempo que exige uma observação rigorosa e uma precisão de movimentos que só os espíritos pacientes podem desenvolver.

Para muitos jovens a cultura pop japonesa representa uma forma alternativa, irreverente e criativa de se assumirem numa sociedade cada vez mais massificada como é a ocidental.

Marcou presença no Festival o presidente da Junta de Freguesia, Dr. Bruno Parreira, a coordenadora interconcelhia de bibliotecas escolares, Isabel Mendinhos e a Direção do Agrupamento.

A todos agradecemos as colaborações e participações.
Num ano de atividades consagradas ao tema do Agruapamento, O Mundo Mora Aqui, a biblioteca fecha desta forma o seu plano de atividades.
 Para o próximo ano letivo cá nos encontraremos com novas propostas de leituras e de atividades.
 A todos votos de muito boas férias. Descansem e divirtam-se!



professora Liliana Silva e alunos Luís Basto e Sarah Prates



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1