Avançar para o conteúdo principal

Net Children Go Mobile



Na sequência da participação da Escola no projecto EU Kids Online que ocorreu no ano letivo 2012/2013 (ver post de 14de junho de 2013), a Biblioteca Escolar colaborou, este ano letivo, no tratamento dos dados do inquérito adaptado do projecto conforme foi aplicado, no ano letivo transato, nas restantes escolas do Agrupamento. Do tratamento efetuado resultou um estudo comparativo entre as diferentes escolas do Agrupamento no âmbito das principais questões do inquérito, o qual foi divulgado, no mês de fevereiro, a todos os professores do Agrupamento. Deste estudo sobressai a necessidade e importância dos professores, dos pais e demais educadores orientarem as crianças e jovens no que fazem online.

No ano letivo 2013/2014, a pedido da Professora Dra. Cristina Ponte (UNL), a Escola foi convidada a participar na recolha de dados empíricos para o estudo internacional, Net Children Go Mobile empreendido pelo mesmo projeto e que visa conhecer o modo como crianças e jovens, dos 9 aos 16 anos de idade, utilizam telemóveis, smartphones, tablets e portáteis com acesso à internet.

No contexto das entrevistas que foram realizadas a um grupo de foco constituído por professores da Escola, no qual elementos da equipa da biblioteca participaram, estes manifestaram a sua preocupação relativamente ao facto dos jovens utilizarem a internet sobretudo para comunicar e entreter e não tanto para informar e/ou construir conhecimentos próprios, como se esperaria ao nível do ensino secundário. Sublinharam ainda a frequência com que os alunos procedem ao plágio sem terem consciência de que, ao agirem desta forma, se limitam a transferir informação de um sítio para outro sem alterarem o seu conhecimento inicial do tema em estudo e que cometem um crime, punível por lei, sobre a propriedade intelectual.

Como forma de dissuadir os alunos desta prática sugere-se que o professor, em caso de suspeita, utilize um conjunto de programas e sítios online, de acesso livre, para detetar estas situações de plágio de forma a que o aluno, antes de copiar e colar conteúdos que não são da sua autoria, reflita sobre as consequências do seu ato.

professora Liliana Silva


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1