Avançar para o conteúdo principal

Tito de Morais






Think before you post!

Atualmente a internet constitui o ambiente no qual os jovens socializam e adquirem experiência, enfim, VIVEM.

E os jovens vivem online da mesma forma que os peixes vivem na água: sob o seu ponto de vista, não existe qualquer distinção entre o mundo online e o mundo offline, um é a continuação natural do outro, pelo que as consequências ocorridas num têm necessariamente efeitos no outro. A insegurança que se vive nas ruas veio apenas reforçar a oportunidade que esta nova tecnologia oferece, a de viver na rede social de amigos no ambiente virtual.

Assim, é natural que, enquanto estão online, os jovens façam amigos, cortem relações – o verbo ‘desamigar’ passou a integrar o vocabulário usual dos jovens - ou, até mesmo, possam ocasionalmente falar com estranhos e criar novas amizades, sobretudo se têm idades superiores a 15 anos, como é o caso da maioria dos alunos da Escola. É também natural para estas idades e como é o caso dos alunos da Leal da Câmara (consultar resultados do inquérito aplicado na plataforma moodle), fazê-lo sobretudo a partir do próprio quarto de dormir.

Os adultos, respeitando a privacidade e a intimidade dos jovens, exercem, neste processo, uma vigilância atenta, mas subtil, do tipo sombra, dirigida para o acompanhamento e influência através do diálogo que obriga a conter os conselhos que gostariam realmente de dar, todos eles subordinados ao imperativo, ‘Não faças!’. E isto porque sabem que não há outro modo de adquirir autonomia e responsabilidade, a não ser por si próprio, na primeira pessoa.

Foi enquanto adulto e investigador experiente do comportamento dos jovens online que Tito de Morais foi convidado, por parte da equipa da biblioteca escolar, a realizar uma sessão de formação para jovens no passado dia 29 de maio. Num auditório repleto de alunos e professores o fundador do projeto Miúdos Seguros Na. Net contou histórias verídicas que levaram os alunos a refletir sobre as diferenças entre o mundo real e o mundo virtual e das quais é preciso ter bem consciência a partir do momento em que se regista algo. Nestas histórias aspetos como a pesquisabilidade, a replicabilidade, a escalabilidade, o anonimato e a possibilidade de colapsar contextos dos conteúdos online estiveram no cerne da reflexão. Rendida às palavras do conferencista a assistência reforçou a sua consciência do enorme poder – inspirador e destruídos - da internet.

professora Liliana Silva

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1