Avançar para o conteúdo principal

Churchill


Só neste Inverno de 1896, quando estava prestes a completar o meu vigésimo segundo ano, cresceu em mim o desejo de aprender. Comecei a sentir que me faltavam conhecimentos, por mais vagos que fossem, sobre muitas das grandes esferas do conhecimento. Reunira um vasto vocabulário e tinha um gosto especial pelas palavras e pela forma como se encaixavam e adaptavam nos devidos lugares, como moedas nas ranhuras de uma máquina. Dei comigo a utilizar muitas palavras cujo significado não conseguia definir com exatidão. Admirava essas palavras, mas receava utilizá-las com medo de parecer absurdo. Um dia, antes de ter saído de Inglaterra, um amigo meu disse-me: «O evangelho de Cristo é a última palavra em ética». Soava bem, aquilo, mas o que significava ética? (...). A julgar pelo contexto, pensei que podia significar «o espírito das escolas privadas», «respeitar as regras do jogo», «esprit de corps», «comportamento honroso», «patriotismo» e coisas semelhantes. Depois, alguém me disse que a ética estava relacionada não só com as coisas que deveriamos fazer mas também com a razão pela qual as deveriamos fazer e que havia imensos livros escritos sobre o assunto. Não me importaria de pagar a um erudito qualquer duas libras, pelo menos, para que me desse uma lição de uma hora sobre ética.
Qual era o objetivo de tal coisa; quais as grandes questões que abordava e as principais controvérsias que daí derivavam; quem eram as principais autoridades no assunto e quais os livros mais importantes? (...)
Decidi então começar a ler sobre história, filosofia, economia e coisas semelhantes e escrevi à minha mãe a pedir-lhe que me enviasse livros de que tinha ouvido falar sobre estes tópicos.
Agora apetecia-me explorar, queria saber mais coisas.

Ibidem, Capítulo IX, Educação em Bangalore

_____________________________________

Os primeiros 30 anos de Churchill foram repletos de aventura: marchas noturnas, escaramuças fronteiriças, a fuga de um campo de prisioneiros boéres e até uma visita às guerrilhas em Cuba. Aclamado como o seu melhor livro, Os Meus Primeiros Anos foi originalmente publicado em 1930 e abarca o período que vai desde o nascimento do autor, 1874, até ao seu casamento, em 1972.
Foi adaptado ao cinema em 1972 por Richard Attenborough no filme Young Winston - O Jovem Leão.
Paralelamente à sua carreira política, foi também um prolífico escritor, tendo sido laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1953.
Mas este livro é mais do que uma história de aventuras. É também o relato elegíaco do período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial e o retrato aprofundado de uma das mais brilhantes personalidades do século XX, através das palavras do próprio. Aqui se encontram as raízes de uma ambição nascida de pais ausentes e escolaridade deficiente.
Um livro fundamental para quem quiser perceber quem foi, afinal, essa fascinante personagem de nome Winston Churchill.



O livro está disponível na biblioteca.
Cota: 929 - CHU


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1