Avançar para o conteúdo principal

Felizmente Há Luar


Em resposta ao desafio lançado pelos professores de Português do 12º ano, o Grupo de Teatro Reticências encenou a peça de Luis de Sttau Monteiro, Felizmente Há Luar. O trabalho foi apresentado no auditório do Centro paroquial de Rio de Mouro, nos dias 14, 15 e 18 de abril.
________________________________
Portugal, 1817. Com o rei e a corte  refugiados no Brasil, o povo vive um ambiente de miséria e medo.
Os "senhores do Rossio", atentos ao sinais de uma conspiração, calam as vozes que se levantam contra o poder absoluto que exercem, sustentado e reforçado pelo domínio  inglês. As forças policiais proibem os ajuntamentos, os delatores movimentam-se para colher informações a troco de dividendos. Todos apontam um nome como o cabecilha do movimento de contestação que convém eliminar - o General Gomes Freire de Andrade. Com a sua prisão acentua-se o desânimo e desesperança do povo. Mas Matilde, a "mulher coragem" move montanhas para salvar o seu homem, suplica, confronta, aponta o dedo às consciências.  E os poderosos apressam-se, condenando sem provas e querem uma morte que sirva como exemplo, que iniba qualquer vontade de contestação. O silêncio é conveniente! E a morte decorrerá de noite, há luar... Ninguém deixará de olhar... Mas Matilde prepara-se para este momento e não permitirá que a morte do seu homem seja em vão... O luar, o clarão da fogueira, apontam o caminho para a Libertação. Felizmente Há Luar!

Portugal, século vinte, década de 60. Miséria, medo, opressão, vozes caladas. Mas há quem resista, há vontades que não se submetem. A canção ganha força! A mensagem vai passando, as vontades crescem e muitos,  unidos, preparam a madrugada da Libertação!

professora Fátima Monteiro



Fichas artística e técnica, aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

A biblioteca escolar disponibiliza mais um título gratuito na sua Biblioteca Digital. Podes encontrar mais títulos aqui . Título : Esteiros Autor : Soeiro Pereira Gomes Edição : Agrupamento de Escolas Leal da Câmara Revisão e diagramação : Carlos Pinheiro Coleção : Clássicos da Literatura 1.ª edição : janeiro de 2020 Imagem da capa : Angelina Pereira Edição segundo as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, com base na edição de 1941 (Edições Sirius). Ebook em PDF Ebook em ePub  «Esteiros, minúsculos canais, como dedos de mão espalmada, abertos na margem do Tejo. Dedos das mãos avaras dos telhais que roubam nateiro às águas e vigores à malta. Mãos de lama que só o rio afaga.»

Filmes de marca: Avengers: Endgame

  Avengers: Endgame é um filme do universo cinematográfico da Marvel (MCU) que estreou em 2019 e foi dirigido por Joe e Anthony Russo. O filme que antecedeu Avengers: Endgame , Avengers: Infinity War acabou com a derrota dos heróis e metade da população do universo dizimada. A ansiedade para ver o filme não ocorria só pelo fim trágico do filme anterior, mas também pelo facto de este ser o final, tal como o próprio nome indica “endgame”, da fase da Marvel começada em 2008.   Assistir ao filme foi uma experiência inesquecível!   Começo por ver como os heróis estão a viver depois do desastre do filme anterior. Logo no início, deparo-me com a possibilidade da morte do homem de ferro e logo a seguir surge uma janela de esperança que é rapidamente fechada. O mundo estava a passar uma fase muito decadente. Cinco anos depois, as pessoas continuavam a não conseguir seguir em frente apesar de todos os esforços. E mais uma vez surge uma luz no fundo do túnel, renasce a esperança de voltar t

Miúdos a votos na EB da Rinchoa: reportagem da revista Visão Júnior

A revista Visão Júnior esteve na Escola Básica da Rinchoa a realizar uma reportagem sobre o Miúdos a Votos. O 1.º A fez uma entusiástica campanha acerca do seu livro preferido:  Trincas, o Monstro dos Livros , de Emma Yarlett. Os seus colegas do 3.ºA também estão empenhados na campanha de “Miúdos a Votos!” e dão tudo por tudo para que o seu livro, Porque é que os Animais Não Conduzem , de Pedro Seromenho, seja o mais votado Veja a reportagem aqui: https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-03-04-na-eb2-da-rinchoa-nao-ha-duvidas-gostamos-de-livros/#&gid=1&pid=1