Internet Segura
Dia Europeu da Internet Segura 2012
Dependemos da Internet para comunicar, trabalhar e divertir. O correio eletrónico, as redes sociais, os jogos online, as mensagens instantâneas e as compras online (homebanking) constituem ferramentas que permitem realizar em segundos tarefas que até há bem pouco tempo demoravam horas ou dias, para além de nos disponibilizarem serviços que facilitam e tornam mais eficazes ações de caráter administrativo, comercial, jurídico e governativo, entre outras.
Não sendo em si mesma boa ou má, a Internet é uma ferramenta poderosa e global que pode ser usada com fins maliciosos.
Para alertar contra os riscos de utilização da Internet, sobretudo junto das crianças e jovens e promover competências para os minimizar, a biblioteca escolar assinala esta data desafiando os professores a discutirem estas questões com os alunos com base na aplicação, em sala de aula, de um teste sobre o comportamento individual na Web.
Em Portugal as iniciativas nesta área são lideradas pelo Projeto Internet Segura que elegeu como tema e slogan de discussão, «Aproximar Gerações e Descobrir o Mundo Digital em Conjunto... com Segurança» que apoia as comunidades escolares com materiais, atividades e desafios.
Outras atividades no âmbito da comemoração do Dia Europeu da Internet Segura:
- A 6 de fevereiro, às 18:30 horas, na FNAC Colombo, Lisboa, o lançamento do livro, Crianças e Internet em Portugal que apresenta um olhar aprofundado sobre os resultados nacionais do inquérito EU Kids Online, projecto internacional liderado pela London School of Economics, e para o qual 1.000 jovens portugueses e seus pais foram auscultados;
- A 7 de fevereiro, às 11 horas, no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações, em Lisboa, a apresentação pública do Centro de Segurança Familiar da Google.
professora Liliana Silva
Comentários
Enviar um comentário