Daniel Oliveira





“Quem me dera ter vivido antes de nascer. No tempo dos meus pais. Talvez conseguisse entender o lado bom da droga. Talvez eles me pudessem explicar qual é o exaltante fascínio que ela proporciona. Eu apenas sei, pelos 20 anos que a experiência me deu, que é uma mulher. Prostituta. (...) Conheço-a bem. Não me recordo onde me foi apresentada, nem tão pouco quando, mas foram inúmeras as vezes que privei com ela os minutos das horas que os meus pais me davam para assistir à sua degradação. De forma natural.”  Daniel Oliveira.

Dramática e verdadeira, esta é a história fascinante de um rapaz de 20 anos que testemunhou desde bebé a degradação e a decadência dos seus pais, rendidos à poderosa força da droga. Daniel Oliveira conta-nos, sem quaisquer rodeios, de forma nua e crua, uma experiência de vida.


Ibidem.


 
O livro está disponível na biblioteca.


Comentários

  1. História baseada em fatos reais, vividos na primeira pessoa – a criança Daniel Oliveira ajuda a segurar o garrote enquanto a mãe se injeta, assiste a situações na qual ela é abusada sexualmente no decurso da sua prostituição, acompanha o pai no tráfego de drogas, observa o seu esfaqueamento, frequenta prisões para poder estar com os progenitores… E mais, muito mais. No entanto, nada do que lhe acontece constitui para si desculpa para se demitir da sua obrigação de estudar, de ajudar os avós e a tia que o criam e educam com grandes dificuldades financeiras, de brincar e divertir-se junto dos amigos, de se apaixonar, por exemplo pelo jornalismo, de acreditar nas pessoas e na possibilidade de mudar o mundo. Num registo descritivo, baseado em entrevistas aos pais, Daniel Oliveira conta a história da sua vida sem moralizar nem encontrar culpados. Sob o ponto de vista pedagógico, uma obra de grande interesse.
    Liliana Silva

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ebook gratuito: «Esteiros» de Soeiro Pereira Gomes

8Dias