quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bom ano escolar



Convite à leitura!
As palavras, sons e imagens enchem os livros, os ecrãs, os outdoors, os ambientes, as roupas e os acessórios, colando-se ao sujeito como se de uma segunda pele se tratasse. Perante elas, ele permanece indiferente.
A massificação da leitura não constrói melhores leitores nem forma cidadãos mais responsáveis. Simplesmente, reproduz valores, ideias e comportamentos.
Durante o verão realizaram-se encontros e conferências únicos, construíram-se cidades feitas de palavras, sons, imagens e objetos raros que, em tudo, desafiam a imaginação e as artes do homem.
De 30 de agosto a 1 de setembro, XII Palavras Andarilhas Todos os caminhos vão dar a Beja… A cidade dos contos
A 14 e 15 de setembro, encontro Presente no Futuro - Os  portugueses em 2030 da Fundação Francisco Manuel dos Santos
Se não teve o privilégio de participar nestes territórios mágicos, dê-se agora a si mesmo a oportunidade de visita-los. São lugares onde a leitura se mostra como força de libertação, em vez de instrumento de domínio; como fonte de comunicação, em vez de veículo de alienação; como inspiração para um despertar crítico da reflexão distante do discurso vulgar feito de inevitabilidades. Enfim, preciosos redutos de desenvolvimento da leitura, do conhecimento e da cidadania que importa alimentar enquanto ainda formos humanos.

 Bom ano escolar.

professora Liliana Silva
_______________________


A biblioteca lamenta não poder contar, este ano letivo,  com a presença da professora Teresa Lucas na equipa que a dirige e gostaria de deixar publicamente expressa uma palavra de agradecimento ao admirável trabalho que ela realizou estando ao seu serviço.
Fazemos todos votos para que integre a equipa no próximo ano.