quinta-feira, 21 de outubro de 2010

8Dias


O regresso da provocação. Para que se pense!
Damos aos nossos leitores as boas-vindas ao nosso espaço de reflexão e discussão. O ano lectivo já decorre e, na continuação do bom trabalho que todos fizemos no ano passado, gostava de renovar o convite para que participem neste vosso espaço, aceitando o desafio de pensar em conjunto. A única condição é que todos aceitemos submeter, à análise de todos, as vossas opiniões e argumentos.

Abalados com as certezas sobre o clima?

Nestes artigos já colocamos à consideração de todos as dificuldades que muitas vezes sentimos quando queremos colocar alguns problemas em perspectivas novas ou tentamos encontrar respostas divergentes e alternativas para problemas comuns. Resultou, das discussões anteriores, a constatação de que muitas são as dificuldades em alcançar consensos sobre alguns problemas.

Esta semana gostava de propor-vos que analisassem uma campanha de prevenção das alterações climáticas. Não avançando nada quanto ao seu conteúdo, pergunta-se se é legítimo “não olhar a meios para atingir certos fins”?
A ligação está AQUI.

Abalados? Com o quê?


professor Luís Vilela

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Saber que existimos (*)

Como é que o cérebro constrói a mente?
E como é que o cérebro torna essa mente consciente?

Há mais de trinta anos que o neurocientista António Damásio estuda a mente e o cérebro humano e é autor de vasta obra publicada em livros e artigos científicos.
No entanto, formulou o presente livro como um recomeço, quando a reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu.

O Livro da Consciência constitui assim um debate sobre as actuais noções nestes domínios, e uma proposta de novos mecanismos para a construção dos sentimentos e da consciência. Uma obra que deixa antever aquilo que ainda não sabemos sobre o cérebro e a consciência, mas gostaríamos muito de saber, e que estabelece uma ponte entre a biologia e a cultura.

A revista Visão disponibiliza on line  o primeiro capítulo  da obra, AQUI.
Leia ainda a entrevista ao neurocientista publicada no jornal Público, AQUI.



Jornal das 9, 04/10/2010


O livro  já está disponível  na biblioteca, integrado no kit pedagógico nº12, Oficina de Leitura 3.
Também disponíveis na biblioteca outras obras do autor: O Erro de Descartes (1995) e
O Sentimento de Si (2000).
________________________

(*)  António Damásio

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Estamos de volta


Por motivos que ultrapassaram a vontade de todos não foi possível reabrir este sítio na data prevista. Pedimos desculpa pelo facto.

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade escolar um Bom Ano lectivo.
Contamos, como sempre, com as vossas colaborações, visitas e sugestões.
Sejam Bem-vindos(as).